CBioClima abre ciclo de palestras de 2025 com discussão sobre como as plantas respondem às mudanças climáticas
- cbioclimamidia
- 26 de mar.
- 2 min de leitura
O CBioClima (Centro de Pesquisa e Mudanças Climáticas), sediado no Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro, abriu o ciclo de palestras de 2025 do Seminário Charles Darwin, uma iniciativa que busca promover o debate científico e a conscientização ambiental, terça-feira (25/3), com uma palestra ministrada pela professora Dra. Thaise Emílio, especialista em ecologia, biogeografia, biologia comparada e ecofisiologia de plantas. O evento ocorreu no anfiteatro II do campus com a apresentação “Como as plantas respondem às mudanças climáticas – e por que isso importa”.
O seminário atraiu um público diversificado de estudantes, pesquisadores e interessados na área e abordou a complexa relação entre a flora e as alterações climáticas. A Dra. Thaise Emílio apresentou dados e estudos recentes que demonstram como as plantas reagem a fatores como o aumento da temperatura, a escassez de água e a elevação dos níveis de CO2 na atmosfera.
Durante a palestra, a professora destacou a importância de entender essas respostas para desenvolver estratégias de preservação e adaptação. Ela ressaltou o papel crucial das plantas na regulação do clima, na manutenção da biodiversidade e na segurança alimentar.
As plantas evoluíram diferentes maneiras de lidar com limitações no uso e transporte de água sob diferentes condições ambientais de aridez e temperatura. Os padrões globais de vegetação podem ser explicados pelas médias anuais de temperatura e precipitação.
"As plantas nos mostram, por meio de suas respostas, os impactos das mudanças climáticas e nos alertam para a necessidade de ações urgentes", afirmou a Dra. Thaise.
CBioClima abre ciclo de palestras de 2025 com discussão sobre como as plantas respondem às mudanças climáticas.
Em breve, o CBioClima divulgará as datas dos próximos Seminários Charles Darwin.
.
.
.
.
#unesprioclaro #cbioclima #seminarioscharlesdarwin #meioambiente #mudançasclimáticas #natureza #planetaterra #genéticadeplantas #adaptaçãovegetal

Comentários